Escultura pernabucana em mapa

Publicado no Site da Revista Sim!

o projeto entrevistou vários escultores em todas as regiões do Estado (foto: divulgação)

Muitos artistas que trabalham com escultura popular em Pernambuco são desconhecidos do grande público. No intuito de dar visibilidade ao trabalho desses artistas que esculpem com suas mãos materiais como barro, madeira e cerâmica, nasceu o projeto cultural Território das Mãos. A ideia tem como finalidade criar um mapeamento da escultura popular contemporânea do Estado. Através de entrevistas com os escultores, bem como registros em vídeos, registros fotográficos e revisões bibliográficas, foi possível montar um mapa com a localização dos artistas que hoje modelam a cultura escultórica pernambucana. O mapa, impresso em formato de folder, será distribuído gratuitamente em centros de artesanato, escolas e pontos de cultura dos municípios pesquisados, incentivando a aproximação e disseminação da cultura local.

O projeto Território das Mãos percorreu, ao longo de dez meses, as quatro macrorregiões do Estado de Pernambuco: Região Metropolitana (Recife, Olinda, Jaboatão e Igarassu); Zona da Mata (Goiana e Tracunhaém); Agreste (Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Jupi e Buíque) e Sertão (Petrolina). Nesses 12 municípios, foram entrevistados escultores como Mestre Nuca, Maria Amélia, José Bezerra, Severino Vitalino, Manuel Eudócio, Joel Galdino, Mestre Nado e Maria de Ana das Carrancas.

O projeto Território das Mãos pretende valorizar heranças culturais e fortalecer o patrimônio material e imaterial do Estado e contribuindo para a inclusão sócio-cultural em Pernambuco.

Conheça mais em:

Blog: territoriodasmaos.wordpress.com

Youtube: www.youtube.com/user/territoriodasmaos

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: