Perfil do Artesão

http://www.recife.pe.gov.br/agendacultural/

Perfil do Artesão

Por Thays Monteiro

Com um patrimônio cultural imensurável, o trabalho dos artesãos em Pernambuco só cresce em volume e qualidade. Variedade de cores, formas, diferentes materiais, texturas e criatividade são as premissas fundamentais para a elaboração das peças produzidas pelos diferentes artistas. O trabalho dessas pessoas é de grande importância, porém ao mesmo tempo é desconhecido por parte do público, e foi partindo desse pressuposto que surgiu o projeto Território de Mãos.
Dez meses foi o tempo que durou a expedição que possibilitou a catalogação de 125 artistas nas quatro macrorregiões do estado: Região Metropolitana (Recife, Olinda, Jaboatão e Igarassu); Zona da Mata (Goiana e Tracunhaém); Agreste (Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Jupi e Buíque) e Sertão (Petrolina). Nesses 12 municípios, foram entrevistados escultores como Mestre Nuca, Maria Amélia, José Bezerra, Severino Vitalino, Manuel Eudócio, Joel Galdino, Mestre Nado e Maria de Ana das Carrancas, entre outros artistas.
Com o mapeamento, pôde-se perceber também os diferentes jeitos de os artistas trabalharem e os diversos materiais usados por eles. Na Zona da Mata, o barro predomina, já no Agreste, madeira e barro ocupam o mesmo espaço, diferentemente do Sertão e da Região Metropolitana, mostrando a diversidade de materiais que podem ser utilizados na criação.
Esse material promocional estará disponível ao público aos poucos, através do blog e de um canal do Youtube. Posteriormente, será distribuído um folder em pontos de cultura e educação.
Mais informações sobre Territórios das Mãos:
Blog: territoriodasmaos.wordpress.com
Youtube: http://www.youtube.com/user/territoriodasmao

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s